O Projecto

O Jota Joti Portugal é um projeto que nasceu em Abril de 2020 e é dinamizado por uma equipa de voluntários, sendo esta composta por operadores na rede de IRC ScoutLink e radioamadores com experiência na organização do Jota. Apesar dos seus membros serem filiados em associações escutistas / escotistas, esta iniciativa não está ligada oficialmente a nenhuma federação ou associação escutista, escotista ou guidista.

Pretendemos:

  • Ser uma referência no Escotismo, Escutismo e Guidismo em termos de recursos, ideias e propostas para dinamizar o Jota / Joti enquanto atividade mundial;
  • Promover e contribuir para a formação das crianças e jovens no seu percurso educativo, proporcionando oportunidades nas diferentes áreas da comunicação (rádio e internet)

Nos últimos anos temos verificado um decréscimo na participação desta atividade em Portugal, pelo que pretendemos contribuir para a inversão desta tendência, apresentando ideias para abrir a curiosidade dos jovens e adultos, para que possam organizar esta atividade nos seus grupos, agrupamentos ou companhias.

Para nos ajudar neste ambicioso projecto contamos com a ajuda das nossas mascotes:

Apresentamos então o Jota, que é um jovem rapaz que adora meter as mãos na massa, quando o assunto envolve eletrónica e onde adora construir as suas próprias antenas. Está sempre ansioso por conseguir fazer contatos via rádio e não desperdiça uma única oportunidade de enviar o seu QSL.

A Joti, irmã mais nova do Jota, é uma adolescente sempre conectada e atenta ao mundo moderno. Adora programação e por vezes precisa da experiência do seu irmão para a ajudar a montar os seus robots, cheios de componentes eletrónicos. Como passa algum tempo na internet, nada lhe escapa no mundo dos chats, sendo a companhia ideal para ajudar a manter as regras de segurança online.

Logótipo Caderno de Caça

Trabalhamos também em conjunto com a página Caderno de Caça (produtora de conteúdos educacionais esc@tistas), na produção, partilha e divulgação de ideias, pelo que podem existir conteúdos digitais iguais nos dois sítios.