JOTA (Jamboree On The Air)

No Jamboree Mundial de 1957, em Sutton Coalfield, no centro de Inglaterra, no qual participaram cerca de 35.000 Esc@teiros provenientes de 62 países, foi montada uma grande Estação de Radioamadorismo. Esta Estação, que operava com o indicativo GB3SP, fez um total de 1712 contactos para 71 países.

Devido ao grande sucesso da experiência da estação de radioamador durante o Jamboree Mundial e ao grande interesse pelos jovens, levou a que Leslie Mitchel (G3BHK) organizasse em 1958 (10-11 de Maio) o primeiro JOTA – Jamboree On The Air (Jamboree no Ar), atividade a nível mundial em que milhares de Esc@teiros pelo mundo fora comunicavam através de Estações de Radioamadorismo. O êxito desta atividade foi tal que passou a ser realizado anualmente.

A participação num JOTA implicou sempre o apoio de radioamadores e a utilização das suas Estações, tornando-se para muitos grupos um objetivo difícil de alcançar, uma vez que requer sempre a participação de terceiros. No entanto, a popularidade desta atividade Esc@tista foi sempre crescente e nunca posta em causa. É uma ocasião para comunicar com Esc@teiros no próprio país e, mais excitante ainda, Esc@teiros estrangeiros, trocando experiências e ideias, contribuindo desta forma para a fraternidade Esc@tista mundial.

Quando os esc@teiros querem conhecer jovens de outros países, normalmente pensam em participar num Jamboree Mundial ou noutra atividade internacional. Mas poucas pessoas sabem que todos os anos cerca de 400.000 Esc@teiros e Guias se juntam através das ondas da radio, no Jamboree no Ar. As tecnologias modernas de comunicação oferecem aos Esc@teiros a oportunidade excitante de fazer amizades noutros países, sem sequer saírem da Sede!

Resumindo, o JOTA é uma atividade mundial, onde Esc@teiros e Guias de todo o Mundo falam entre si, por meio de contactos via radio. Usando este meio de comunicação, os participantes trocam experiências Esc@tistas, partilham ideias e conhecem novas realidades. Sem restrições de idade, de número de participantes e praticamente sem despesas, o JOTA fornece uma oportunidade única para os Esc@teiros e Guias contactarem entre si.

As estações de rádio são operadas por radioamadores licenciados e atualmente muitos Esc@teiros já são portadores de uma licença de amador, no entanto a maioria continua a participar no JOTA com o apoio de associações de radioamadores ou de radioamadores particulares, que deslocam as suas estações para o local do JOTA. Por isso, se quiseres participar no JOTA e não conheceres nenhum radioamador, nós poderemos ajudar-te a encontrar um.

JOTA realiza-se anualmente no 3º fim de semana do mês de outubro, desde as 00h00 de Sábado até às 24h00 de Domingo (hora local), num total de 48 horas.


Últimos artigos sobre o JOTA

Caça à Raposa

A “Caça à Raposa” é um jogo e um circuito eletrónico famoso entre os escuteiros principalmente durante o Jota Joti, devido à sua versatilidade bem como à sua fácil construção.Aqui…

Mapas Mundo para Impressão

Reunimos alguns mapas mundo, para impressão em tamanho grande, que poderão ser de grande utilidade durante o JOTA. Estes mapas servem tanto para consultar o fuso horário de algum país…