JOTA (Jamboree On The Air)

No Jamboree Mundial de 1957, em Sutton Coalfield, no centro de Inglaterra, no qual participaram cerca de 35.000 Esc@teiros provenientes de 62 países, foi montada uma grande Estação de Radioamadorismo. Esta Estação, que operava com o indicativo GB3SP, fez um total de 1712 contactos para 71 países.
Devido ao grande sucesso da experiência da estação de radioamador durante o Jamboree Mundial e ao grande interesse pelos jovens, levou a que Leslie Mitchel (G3BHK) organizasse em 1958 (10-11 de Maio) o primeiro JOTA – Jamboree On The Air (Jamboree no Ar), atividade a nível mundial em que milhares de Esc@teiros pelo mundo fora comunicavam através de Estações de Radioamadorismo. O êxito desta atividade foi tal que passou a ser realizado anualmente.
A participação num JOTA implicou sempre o apoio de radioamadores e a utilização das suas Estações, tornando-se para muitos grupos um objetivo difícil de alcançar, uma vez que requer sempre a participação de terceiros. No entanto, a popularidade desta atividade Esc@tista foi sempre crescente e nunca posta em causa. É uma ocasião para comunicar com Esc@teiros no próprio país e, mais excitante ainda, Esc@teiros estrangeiros, trocando experiências e ideias, contribuindo desta forma para a fraternidade Esc@tista mundial.

Quando os esc@teiros querem conhecer jovens de outros países, normalmente pensam em participar num Jamboree Mundial ou noutra atividade internacional. Mas poucas pessoas sabem que todos os anos cerca de 400.000 Esc@teiros e Guias se juntam através das ondas da radio, no Jamboree no Ar. As tecnologias modernas de comunicação oferecem aos Esc@teiros a oportunidade excitante de fazer amizades noutros países, sem sequer saírem da Sede!
Resumindo, o JOTA é uma atividade mundial, onde Esc@teiros e Guias de todo o Mundo falam entre si, por meio de contactos via radio. Usando este meio de comunicação, os participantes trocam experiências Esc@tistas, partilham ideias e conhecem novas realidades. Sem restrições de idade, de número de participantes e praticamente sem despesas, o JOTA fornece uma oportunidade única para os Esc@teiros e Guias contactarem entre si.
As estações de rádio são operadas por radioamadores licenciados e atualmente muitos Esc@teiros já são portadores de uma licença de amador, no entanto a maioria continua a participar no JOTA com o apoio de associações de radioamadores ou de radioamadores particulares, que deslocam as suas estações para o local do JOTA. Por isso, se quiseres participar no JOTA e não conheceres nenhum radioamador, nós poderemos ajudar-te a encontrar um.
O JOTA realiza-se anualmente no 3º fim de semana do mês de outubro, desde as 00h00 de Sábado até às 24h00 de Domingo (hora local), num total de 48 horas.

Últimos artigos sobre o JOTA
Dados Estações JOTA/JOTI Nacionais 2023
O objetivo desta publicação é poder ser um ponto de encontro da informação das estações de JOTA/NOTI nacionais, independentemente da sua Associação, unindo os esc[ou]teiros nacionais. Desta forma, à imagem…
Manual de Radioamador
Manual sobre Radioamadorismo, no âmbito do JOTA, criado pela WOSM e traduzido para português por colegas radioamadores brasileiros.
10 temas de conversa para conhecer escuteiros de outros países
Não seria fantástico conhecer alguns dos 57 milhões de escuteiros ao redor do mundo? Com eventos mundiais, como o Jamboree no Ar – Jamboree e na Internet, conhecido como Jota-Joti,…