Segurança Online

Rede Scoutlink

A rede Scoutlink é administrada por voluntários envolvidos com Esc@tismo e Guidismo ao ao redor do mundo.

O que eles fazem

  • Mantêm-te seguro  
  • Certificam-se de que as regras estão sendo seguidas
  • Incentivam conversas, diversão e jogos

A equipa

A equipa é estruturada a partir de operadores que são liderados por Coordenadores e pelo Conselho da Scoutlink. Para entrares em contato com teu coordenador local, consulta a página –  https://www.scoutlink.net/coordinators/

Eles vivem em todo o mundo, incluíndo, América, Espanha, Reino Unido, Indonésia, Austrália, etc.

Precisas de ajuda?

  1. Fala com o teu chefe
  2. Fala com um operador – Onde? Basta perguntar por um em qualquer canal ou procurar um símbolo (@ ou % ou ~) antes do nick
  3. Entra no #help, basta digitar /join #help
  4. Envia um e-mail para help@scoutlink.net , indica o teu nickname, o problema e envie uma cópia do registro do chat

JOTA-JOTI

Como um parceiro de confiança do JOTA-JOTI, a Scoutlink apoia, aplica e promove a política WOSM Safe from Harm. Visita a página “Be safe during JOTA-JOTI” para obter mais informações, incluindo como entrar em contato com a Equipa WOSM Safe From Harm

https://www.jotajoti.info/be-safe

Desrespeitar as Regras

Desrespeitar as regras da Scoutlink levará a uma série de ações por parte dos operadores, onde podes acabar sendo banido de um canal ou de toda a rede.

Estás com o teu grupo na tua sede, numa biblioteca ou em algum outro lugar público? As tuas acções podem levar a que todos sejam banidos.

O que DEVES e o que NÃO DEVES fazer

Regras principais a serem observadas, consulta jotajoti.pt/scoutlink/regras

Usa a rede da Scoutlink com a supervisão de um adultoNão uses linguagem ofensiva
Segue a tua promessa Es@teira / GuidistaNão faças  flood ou spam dentro dos canais
Interage e faz novos amigosNão partilhes informações pessoais

O método da ScoutLink

  • Deves ser supervisionado por um adulto responsável em todos os momentos que usas um serviço de chat online.
  • Evita o uso de mensagens privadas. Conversa nos canais para que todos possam participar.
  • Ouve e segue sempre as orientações dos Operadores.
  • Nunca te sintas assustado ou preocupado por pedir ajuda.
  • Fica seguro seguindo este guia.
  • Aproveita e divirte-te!

Dicas principais (ajuda-te a ti mesmo)

  1. Guarda os registos de todas as conversas
  2. Verifica nossa página de regras – jotajoti.pt/scoutlink/regras/
  3. Sabe com quem podes falar para pedir ajuda (consulta a secção em cima “Precisas de ajuda?”)
  4. Restringe mensagens privadas. – / modo mynickname + R 
  5. Silencia outros utilizadores –  / ignorar apelido

Política de proteção da Scoutlink

A segurança de todos os nossos usuários é de suma importância para nós da ScoutLink. Todos os nossos jovens, independentemente de idade, deficiência, sexo, herança racial, crença religiosa, orientação sexual ou identidade, têm direito a proteção igual contra todos os tipos de danos ou abusos.

O objetivo desta política é proteger todos os nossos usuários e fornecer aos nossos voluntários os princípios abrangentes que orientam nossa abordagem de salvaguarda e proteção infantil.

Todos nós da ScoutLink acreditamos que todos os jovens nunca devem sofrer abuso de qualquer tipo. Temos a responsabilidade de promover o bem-estar de todas as crianças e jovens e de mantê-los seguros. Estamos comprometidos com uma prática de forma a protegê-los.

Contamos com uma equipa activa de operadores voluntários que monitoram as áreas públicas da Rede ScoutLink. Todos os operadores são treinados para garantir que estão confiantes no desempenho de suas funções e têm suporte adicional disponível na ScoutLink, se necessário. Os nossos operadores procuram manter os nossos utilizadores seguros, valorizando-os, ouvindo-os e respeitando-os, ao mesmo tempo que garantem o cumprimento das regras. Também nomeamos coordenadores para apoiar nossos voluntários e acompanhar quaisquer questões de salvaguarda.

Nossas regras foram criadas para garantir que tornemos a experiência de todos na ScoutLink o mais segura possível, sem comprometer as razões pelas quais as pessoas vêm aqui – para conversar com escoteiros e guias em todo o mundo e fazer novos amigos.

Tratamos com seriedade todas as denúncias de desrespeito de regras. Sempre que necessário, temos o compromisso de trabalhar com as autoridades policiais e com as Organizações Escoteiras Nacionais (NSOs) para garantir a segurança de nossos usuários.

Os usuários que tiverem perguntas relacionadas às nossas regras ou política de proteção devem direcionar suas perguntas para safeguarding@scoutlink.net.