JOTI (Jamboree On The Internet)

A partir de 1997, e tendo em conta o desenvolvimento do Esc@tismo e o Guidismo na Internet, sendo esta um poderoso meio de comunicação entre Esc@teiros e Guias, começou a realizar-se oficialmente e em paralelo com o JOTA, o JOTI – Jamboree On The Internet (Jamboree na Internet). Muitos Esc@teiros/Guias começaram a montar Estações mistas, com uma estação de radioamador e um computador ligado à Internet, para poderem participar nos dois ao mesmo tempo.

Desde esta altura a Scoutlink passou a ser a rede oficial do JOTI agregando numa só rede os escuteiros de todo o mundo que usavam as várias redes de IRC existentes. Uma vez que quando estavam em redes diferentes apenas conseguiam falar com os escuteiros nessa mesma rede ou língua.

Em 1998 deu-se os primeiros passos do JOTI em Portugal onde era usada a rede Ptnet e um dos canais mais frequentados era o canal #escuteiros. No ano 2000 a comunidade de esc@teiros no IRC passou a ser conhecida por PtScouts (incluía Esc@teiros do CNE e AEP e Guias de Portugal). Neste mesmo ano os PtScouts foram contactados pelo CNE para ajudarem na organização do JOTI e no ano seguinte foi criado o canal #Joti para ser frequentado durante a actividade. Em 2002 a FEP (Federação Esc@tista de Portugal) tomou as rédeas da organização nacional do JOTA JOTI e teve equipas constituídas por membros do CNE e AEP, sempre com os PtScouts presentes.

Só em 2004 durante o 47º JOTA e 8º JOTI é que em Portugal num trabalho conjunto entre os coordenadores nacionais do JOTI do CNE, AEP e UEB (União dos Escoteiros do Brasil) decidiram juntar-se à rede Scoutlink e Portugal deixou de usar a PTnet. A partir desse momento juntou-se uma enorme comunidade lusófona no canal #portugues da Scoutlink.

A participação no JOTI é consideravelmente mais fácil do que no JOTA, uma vez que apenas é necessário um computador ligado à Internet. Muitos Escuteiros optam por participar individualmente, a partir de suas casas. Outros, juntam a Patrulha na casa de um dos seus membros. Alguns Agrupamentos e Grupos instalam um computador com ligação à Internet na própria Sede, e em muitos destes é instalada uma rede de computadores para permitir que vários Esc@teiros possam estar on-line ao mesmo tempo. Outros Agrupamentos e Grupos conseguem o empréstimo de instalações pertencentes a entidades, já com computadores ligados em rede à Internet, como por exemplo uma Escola ou o IPJ local.

Mais recentemente com a evolução técnológica já e possivel participar no JOTI através de smartphones ou tablets uma vez que já existem aplicaçoes para usar nestes equipamentos.


Últimos artigos sobre o JOTI

Linguagem de programação em Blocos

Um workshop de programação pode ser uma das atividades paralelas que se pode fazer durante o JOTI. Explicando o funcionamento básico da programação em blocos, podemos pedir para fazerem um…

Hardware Informático

No JOTI pode ser uma boa ideia mostrar o que tem dentro de um computador, apresentar as entranhas destas maravilhosas máquinas e até ensinar a desmontar e limpar o computador….

Quero montar uma Base de JOTI. E agora?

A logistica para participar no JOTI é muito mais fácil do que para o JOTA. Para o JOTI apenas precisam de um local com ligação à internet e ficam logo…