Os PtScouts

O termo PtScouts referia-se genericamente ao conjunto de frequentadores do IRC no canal #escuteiros na PtNet.

Logótipo dos PtScouts usado entre 1999 e 2002

O canal #escuteiros sempre esteve aberto a jovens de qualquer associação esc@tista e guidista e pretendia-se um nome que não os identificasse com nenhuma delas e as pudesse englobar a todas. Assim, “scouts” universalizava a linguagem e “pt” era a abreviatura usada na internet para o nosso país. Inicialmente (1999) foi usado um logótipo com uma flor de lis independente de qualquer associação e com as duas cores nacionais. Em 2002, quando começaram a ser feitas as primeiras anilhas do canal, foi usada uma flor de lis em que uma das pétalas inferiores circundava o resto da flor, dando o aspecto de uma arroba. Em 2003, antes do Acanet, este logótipo passou a ser usado como oficial, usando as duas cores nacionais.

Em 2000, os PtScouts criaram um site na Internet com recursos escutistas: a “MegaPágina”. Grande parte dos conteúdos eram inicialmente destinados à publicação de um “Manual do Escuteiro”, em suporte papel, mas, para evitar custos e entraves burocráticos e associativos, e também tendo em conta a evidente maior facilidade e celeridade com que esses conteúdos chegariam aos principais destinatários através da Internet, foram inseridos integralmente na MegaPágina.

Por ser o único site na Internet com uma quantidade tão grande de recursos escutistas em português, em pouco tempo se tornou numa referência para muitos Dirigentes e Esc@teiros, tanto em Portugal, como no Brasil. Durante bastante tempo, a “MegaPágina” esteve numa lista (http://spider.scout.net/) entre os 25 sites escutistas mais visitados em todo o mundo, havendo ainda hoje muitos sites que lhe fazem referência.

A partir de 2002 optou-se por extinguir a “MegaPágina” e transferir todos os seus conteúdos para o site oficial do CNE em http://www.cne-escutismo.pt/, para uma área de Recursos Escutistas.

No final de 2006, sentiu-se necessidade de modernizar e incrementar esta área de Recursos Escutistas, dando-lhe mais destaque, melhorando a acessibilidade e pesquisa aos utilizadores, e aumentando os conteúdos. Assim, surgiu este novo site – o “Inkwebane”, também criado e dinamizado pelos PtScouts, lançado oficialmente a 22 de Fevereiro de 2007.

História e Fundação do Canal #escuteiros

Passavam 3 minutos e 11 segundos da meia noite de 28 de Março de 1998, que um caminheiro de nick pilot (Agrupamento 43 – S. Jorge de Arroios, Lisboa) fundou o canal #Escuteiros! Os users foram aparecendo e o canal foi crescendo e começõu-se a tribuir os primeiros cargos de Operadores no no canal. Por esta altura, o canal era muito frequentado por escuteiros de macau, que, nesse tempo, tinham mais facilidades de acesso à Internet. Algum tempo depois, o “posto de founder” passou para as mãos do caminheiro Luís Lapão, do Agrupamento 263 – Campolide , que usava o nick [Sou_eu]. Por fim deu-se uma revolução e o canal passou a ser de todos, e a ter um founder virtual que era o PtScouts, nascido à 01:01:10 de 20 de Abril de 2000.

Serviços

Com o passar do tempo o canal #Escuteiros começou a dar frutos e o pessoal que por lá andava deixou de perder horas no vício, envolvendo-se em projectos como o website do Jota Joti da FEP, o website do CNE , a administração do fórum do CNE , a edição da LisOnline , o website do Roverway, o cancioneiro do CNE , a organização do JOTI e o desenvolvimento de tantos outros websites como o website da JR Leiria, Cenáculo, EuroJam 2005, Acanac etc e dão uma preciosa ajuda na informação de escuteiros de todo o país e arredores.

Um dos últimos projectos foi o Ging Gang Goolie, uma recolha a nível nacional de material escutista para enviar para os nossos irmãos escuteiros em Angola.

JOTI

A participação de escuteiros portugueses no Jamboree On The Internet passou sempre pelos canais de IRC da PTnet. Inicialmente, era uma participação algo desorganizada, não havendo nenhuma estrutura a nível nacional responsável pela actividade.

Em 2000, a Junta Central do CNE contactou os PtScouts no sentido de organizarem de alguma forma o JOTI desse ano. Não houve Base Nacional, mas a partir de suas casas os PtScouts deram o seu melhor. Em 2001, os PtScouts apresentaram à Junta Central do CNE uma proposta para a organização do JOTI a nível nacional, que incluía a definição de canais, regras, actividades e jogos, assim como uma equipa de trabalho constituída precisamente por elementos dos PtScouts. A Base Nacional de 2001 foi na Lourinhã, onde estiveram durante o fim de semana do JOTA/JOTI vários PtScouts. O trabalho foi reconhecido e deste essa altura os PtScouts foram sempre chamados a servir na organização dos Joti’s, deslocando-se para a Estação Nacional, montando Bases de Apoio, ou a partir da própria casa. Em 2002 estiveram em Ribeira de Pena (Base Nacional) e Setúbal (Base de Apoio), em 2003 em Oliveira de Azeméis (Base Nacional) e Setúbal (Base de Apoio), em 2004 em Coimbra (Base Nacional), em 2005 na Marinha Grande (Base Nacional) e Viseu (Base de Apoio), em 2006 nos Açores (Base Nacional) e Porto (Base de Apoio), em 2007 em Lisboa (Base Nacional).

A partir de 2002, a Federação Escutista de Portugal tomou finalmente as rédeas da organização nacional do JOTA/JOTI, sendo a equipa do Joti constituída por elementos do CNE e da AEP, sempre com os PtScouts presentes.

Curiosidades

Depois da extinta megapágina de recursos escutistas e muito antes de existirem as redes sociais, tal como as conhecemos hoje em dia, os Ptscouts já tinham um website que podia ser considerado uma verdadeira rede social esc@tista/guidista (inicialmente em canalescuteiros.org e mais tarde em ptscouts.org). Este novo website permitia a inscrição de esc@teiros e guias que depois disponibilizava o perfil público com foto, dados escutistas e de contacto. Esse website contava com mais de 1400 inscritos, entre os 11 e os 42 anos, membros da AEP, AGP, CNE e UEB estando distribuídos pelas regiões Açores, Algarve, Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Coimbra, Évora, Distrito Federal (Brasil), Guarda, Lamego, Leiria, Lisboa, Madeira, Paraná (Brasil), Portalegre e Castelo Branco, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

Nos tempos áureos do IRC o canal atingia entre os 80 e 100 utilizadores e eram organizados encontros ou acampamentos no verão. O primeiro encontro surgiu numa época em que os canais de IRC organizavam jantares, e o próprio canal #escuteiros chegou a ter pequenos jantares em Lisboa, até que alguns utilizadores se lembraram de fazer um encontro mais esc@tista. Foi assim que nasceram os encontros, sendo que o primeiro se realizou em julho de 1999. Posteriormente os encontros realizavam-se semestralmente, alternando entre encontros de um dia com acampamentos de três. Estes últimos, aos quais chamamos ACANET surgiram pela primeira vez em 2002, impulsionados pelo chefe LoboAzul que até ao último Acanet em 2007 se apresentava como chefe responsável. Em 2003 o ACANET passou a contar com o apoio da Secretaria Nacional do Programa Educativo do CNE.

Os PtScouts fizeram sempre questão de marcar presença sempre que podiam nas actividades de nível regional ou nacional, sendo destacados não só pelos distintivos dos ACANETs, como pelas anilhas que usavam com o seu nick ou usando as tshirts do canal #escuteiros.

Insignias

Ingressou nos escuteiros aos 14 anos e facilmente se adaptou a todos os desafios propostos. A conjugação da sua curiosidade por electónica e novas tecnologias, levaram a que seguisse um percurso escolar nessas áreas e se envolvesse em vários projectos dentro e fora do CNE.

Etiquetas:  , ,

Responder

Pode usar estes tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>