Código Q

O Código Q foi criado pelo governo britânico, como uma lista de abreviaturas para tornar as comunicações radiotelegráficas mais rápidas e fáceis, mesmo entre línguas diferentes. O seu sucesso levou a que passasse a ser utilizado por vários serviços, incluindo radioamadores. Apesar do código Q ter sido criado quando o rádio usava apenas o código Morse, ele continua a ser amplamente utilizado nos dias de hoje.

O código é composto por grupos de 3 letras, todos começados com a letra “Q”, num total de 45 códigos (que podem ser consultados aqui). Os que irás ouvir mais habitualmente são:

QAP – Permanecer na frequência em escuta

QRA – Nome do operador / nome da estação

QRM – Interferência de outra estação

QRO – Aumentar a potência da estação

QRP – Diminuir potência da estação

QRT – Parar de transmitir

QRV – Estarei à sua disposição

QRX – Aguardar em silêncio na frequência

QRZ – Quem está a chamar?

QSL – Confirmado – mensagem recebida

QSO – Comunicação / diálogo

QSY – Mudar de frequência para ….

QTH – Local da estação – endereço do operador

QTR – Horas

272 Sobral de Monte Agraço - Corpo Nacional de Escutas

Escuteiro desde os 12 anos, foi no JOTA que descobriu a paixão pelas comunicações, em especial via rádio, participando nesta atividade desde então. Para além do radioamadorismo e da tecnologia, interessa-se pela proteção civil, pelo ténis e é um apaixonado pela náutica, em especial pela vela.

Etiquetas:  ,

Responder

Pode usar estes tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>