Quero ser radioamador(a)!

Boa!! Bem vindo(a) a este hobby tão rico e diverso, que junta tecnologia, comunicação e o contacto com o outro. Um hobby praticado em quase todos os países do mundo, por pessoas de todas as idades, raças, religiões e classes sociais – aqui, somos todos iguais.

Tal como acontece noutras atividades, o radioamadorismo obedece a legislação nacional e internacional, que define as condições de utilização e funcionamento e que obrigatoriamente tem de ser seguida por todos os radioamadores. Por isso, para seres radioamador(a), terás que fazer um exame de aptidão, que é pedido à ANACOM (Autoridade Nacional das Comunicações) – para mais informação lê o artigo “Quero fazer o exame de amador

Ao seres aprovado(a) no exame, terás o Certificado de Amador Nacional (CAN) e ficarás habilitado(a) para começar a operar qualquer estação de amador, cujas características correspondam à categoria para a qual obtiveste aprovação (para mais informação sobre categorias, lê o artigo “Categorias de amador“). Tendo o CAN, podes então pedir a licença de estação e assim montar a tua própria estação de amador – agora, é aproveitar e votos de bons contactos!!

(Nos primeiros 2 anos de radioamador só poderás operar a estação sob supervisão, no entanto isso não te deverá desanimar, pois certamente encontrarás forma de desfrutar deste hobby tão rico)

Para aprenderes sobre radioamadorismo e te ajudar a obteres a tua licença, há várias fontes de informação:

  • A secção “Ser Radioamador” aqui no Jota Joti Portugal
  • Os vários sites dedicados ao radioamadorismo que existem (basta pesquisar no Google)
  • As Associações de Radioamadores (podes consultar uma lista de associações no site “Radioamador online“)
272 Sobral de Monte Agraço - Corpo Nacional de Escutas

Escuteiro desde os 12 anos, foi no JOTA que descobriu a paixão pelas comunicações, em especial via rádio, participando nesta atividade desde então. Para além do radioamadorismo e da tecnologia, interessa-se pela proteção civil, pelo ténis e é um apaixonado pela náutica, em especial pela vela.

Responder

Pode usar estes tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>