ScoutScript

O ScoutScript é um dos clientes de IRC mais usado em Portugal pelos esc@teiros e guias nos últimos anos, a seguir ao webchat. Foi criado em 2004 para facilitar os esc@uteiros e guias a conectarem-se aos servidores da Scoutlink e para ter alguns menus em português para melhor se entender alguns comandos usados no IRC.

A origem do nome ScoutScript vem de dois lados sendo a primeira e mais obvia a definição da palavra Scout que quer dizer Esc@teiro e em segundo lugar por ser o nickname usado pelo criador do script.

O ScoutScript começou por uma versão alterada do mIRC no entanto este ano (2021) achamos necessário mudar o tipo de cliente uma vez que o mIRC não era gratuito mas sim um software Shareware (programa de computador que é disponibilizado gratuitamente de início, mas com algum tipo de limitação). Sendo um shareware tornava-se incomodativo para quem já o tinha instalado no computador desde outros JOTIS, uma vez que já tinha passado o tempo de testes e aparecia uma mensagem no arranque a avisar que era necessário comprar e registar a aplicação. Além do mais era usada uma versão antiga do mIRC e não estava actualizada para as últimas versões dos sistemas operativos.

A versão actual do ScoutScript usa o cliente de IRC adiIRC que é totalmente gratuito e é um programa muito mais completo do que o mIRC.

AdiIRC é um cliente IRC freeware com suporte a multiservidor e uma interface altamente personalizável. Oferece todos os recursos padrão do IRC, incluindo chat privado, recursos básicos de Identd, informações do sistema, SSL, IPv6, registro de chat e chat/ ransferências por DCC. O programa armazena todas as configurações em arquivos de texto e não requer instalação.

Ingressou nos escuteiros aos 14 anos e facilmente se adaptou a todos os desafios propostos. A conjugação da sua curiosidade por electónica e novas tecnologias, levaram a que seguisse um percurso escolar nessas áreas e se envolvesse em vários projectos dentro e fora do CNE.

Etiquetas:  ,

Responder

Pode usar estes tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>