Passas demasiado tempo online?

Sabes quais os sinais que podem indicar que estás a passar demasiado tempo online bem como as consequências

Como sabes, a forma como utilizamos o mundo digital pode ter impacto na nossa saúde – seja ele positivo ou negativo. O uso excessivo da tecnologia pode colocar em causa à tua saúde. Exemplos frequentes dizem respeito à saúde física, com alterações na postura, ao aumento ou diminuição do peso. Mas também à saúde psicológica (com alterações no humor e das rotinas de sono) e à saúde social (podendo resultar em dificuldades na socialização ou na autonomia emocional e económica).

O uso excessivo da tecnologia é uma questão transversal a todas as idades. Contudo, há uma preocupação acrescida no que diz respeito às etapas da infância e adolescência, uma vez que o desenvolvimento de competências fundamentais pode ser comprometido.

Fica a conhecer os seis critérios que indicam um comportamento baseado no uso excessivo da Internet!

Saliência

Quando a atividade online se torna predominante na tua vida ou põe em causa as tuas necessidades básicas como o sono, a alimentação e a higiene e as tuas rotinas (estudar, trabalhar, lazer).

Mudanças de humor

Quando a atividade online altera os estados de humor e é utilizada para procurar o relaxamento ou a excitação.

Tolerância

Manifesta-se, quando para obter o mesmo grau de satisfação é necessário aumentar o número de horas passadas online e/ou passar cada vez mais tempo em atividades na Internet.

Sintomas de Privação ou Abstinência

Se evidenciares sintomas de privação quando és impedido de utilizar a Internet, deverás repensar o tipo de utilização que estás a fazer desta não substância.

Conflito

Um dos sinais do uso excessivo dos meios online é o aparecimento de dificuldades de relacionamento com os teus amigos ou família que podem depois gerar desinteresse e perda de rendimento escolar.

Recaída

A existência de momentos de recaída, depois de períodos de relativo controlo, é um sinal a que deves estar atento e procurar ajuda.

Será que podemos falar de “dependência”?

A Internet é um meio e não um fim. Ou seja, as pessoas não se tornam dependentes da Internet, mas sim das suas atividades online. Nesse sentido, existem diferentes áreas que podem potenciar o seu uso excessivo: jogos online, redes sociais, multimédia, pornografia, compras, pesquisas, entre outras.

Por outro lado, de acordo com vários estudos realizados em Portugal, é possível apontar um perfil de risco relacionado com o uso excessivo da tecnologia: jovens com alterações do humor, do sono, do comportamento alimentar, isolados socialmente, com baixo auto-controlo, estilo parental permissivo ou autoritário, com retenção escolar e sem prática de exercício físico.

Encontra ajuda com a Linha Internet Segura

Sabes em que situações o serviço Linha Internet Segura te pode ser útil?

A Linha Internet Segura é um serviço gratuito do Centro Internet Segura que tem como missão prestar atendimento telefónico a todos os que tenham questões sobre o uso de plataformas e tecnologias online.

Alguns exemplos de casos recebidos por esta linha dinamizada pela APAV, dizem respeito a casos de cyberbullying, burlas (comerciais ou pessoais), divulgação não consensual de imagens e difamações ou injúrias online. Outros casos cuja incidência tem vindo a aumentar dizem respeito a sextortion ou revenge porn.

A Linha Internet Segura está disponível das 9h00 às 21h00, de forma gratuita, através do número 800 21 90 90 ou do email linhainternetsegura@apav.pt

Para além do atendimento confidencial e anónimo prestado através deste canal, o site do Centro Internet Segura disponibiliza um formulário de denúncia anónima de material de abuso sexual de menores, discurso de ódio ou incitamento à violência, racismo e/ou xenofobia.

Para mais informações, clica aqui

A Linha Internet Segura envolve serviços de esclarecimento e apoioa qualquer cidadão e envolve uma abordagem integrada.

As pessoas que ligam para a Linha podem obter apoio específico para a resolução das situações em que estão envolvidas

Texto retirado do GUIA PARA UMA INTERNET SEGURA do Centro Internet Segura - www.internetsegura.pt
Etiquetas:  , ,

Responder

Pode usar estes tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>