Que ameaças existem online?

Sabes que a Internet trouxe consigo várias ameaças?

Hoje em dia as redes sociais e os serviços de mensagens são um prolongamento natural da nossa personalidade e atividade. Para que possas contribuir para uma Internet mais segura, é importante que conheças a forma como estes serviços funcionam e os vários fenómenos que eles propagam.

Cyberbullying

O fenómeno de cyberbullying acontece quando um utilizador recorre a diferentes canais online, por exemplo às redes sociais, emails ou SMS com o objetivo de transtornar ou agredir outro utilizador (vítima). O bully pode usar formas de agressão como ameaças, perseguição, roubo de identidade, humilhação pública online ou envio de vírus.

Discurso de Ódio

A par com o Cyberbullying, também o Discurso de Ódio é um fenómeno que visa um discurso hostil e malicioso, dirigido a uma pessoa ou um grupo de pessoas, motivado por uma atitude discriminatória, intimidadora, desaprovadora, antagónica e/ou prejudicial em relação a uma ou mais caraterísticas da(s) vítima(s) como o género, raça, religião, étnia, cor de pele, nacionalidade, orientação sexual e/ou deficiência.

Aliciamento online (Grooming)

Os groomers podem utilizar um perfil falso, fingindo ter interesses semelhantes ou prometendo ofertas, por exemplo O fenómeno acontece quando há a conquista online da confiança de um jovem, muitas vezes, através das redes sociais. Este aliciamento é a forma de iniciar uma relação de exploração emocional e sexual que pode resultar em manipulação e chantagem.

Sextortion

O fenómeno de Sextortion está muito relacionado com o envio de nudes (imagens que retratam a nudez do utilizador) ou outra informação sensível que acaba por cair nas mãos erradas. A partir desse momento, um agressor poderá utilizar essa imagem para chantagear, coagindo a vítima a enviar mais informações, fazer pagamentos ou a realizar ações indesejadas.

Desafios nocivos

Ao longos dos últimos anos, a Internet tem registado o surgimento de diversos desafios que colocam em causa a integridade física e psicológica dos utilizadores. Alguns exemplos recentes são os casos do MOMO, da Baleia Azul ou do Alfabeto do Diabo.

Sharenting

Quando a informação que existe sobre ti online não é exclusivamente partilhada por ti, mas sim pelos teus pais, como fotografias, localização, hábitos e rotinas. A partilha desta informação poderá ter consequências negativas para ti, desrespeitando, desde logo, o teu direito à privacidade.

Lembra-te que se estiveres a ser vítima de alguma destas ameaças deves comunicar logo aos teus pais, professores ou chefes!

Encontra ajuda com a Linha Internet Segura

Sabes em que situações o serviço Linha Internet Segura te pode ser útil?

A Linha Internet Segura é um serviço gratuito do Centro Internet Segura que tem como missão prestar atendimento telefónico a todos os que tenham questões sobre o uso de plataformas e tecnologias online.

Alguns exemplos de casos recebidos por esta linha dinamizada pela APAV, dizem respeito a casos de cyberbullying, burlas (comerciais ou pessoais), divulgação não consensual de imagens e difamações ou injúrias online. Outros casos cuja incidência tem vindo a aumentar dizem respeito a sextortion ou revenge porn.

A Linha Internet Segura está disponível das 9h00 às 21h00, de forma gratuita, através do número 800 21 90 90 ou do email linhainternetsegura@apav.pt

Para além do atendimento confidencial e anónimo prestado através deste canal, o site do Centro Internet Segura disponibiliza um formulário de denúncia anónima de material de abuso sexual de menores, discurso de ódio ou incitamento à violência, racismo e/ou xenofobia.

Para mais informações, clica aqui

A Linha Internet Segura envolve serviços de esclarecimento e apoioa qualquer cidadão e envolve uma abordagem integrada.

As pessoas que ligam para a Linha podem obter apoio específico para a resolução das situações em que estão envolvidas

Texto retirado do GUIA PARA UMA INTERNET SEGURA do Centro Internet Segura - www.internetsegura.pt
Etiquetas:  , ,

Responder

Pode usar estes tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>