Cyberbullying

Nas últimas décadas temos vindo a assistir a um grande desenvolvimento no plano das tecnologias de informação e comunicação.

Não obstante os indubitáveis benefícios que este tipo de tecnologias trouxe, é importante não esquecer, por outro lado, os riscos que potenciou, como por exemplo o cyberbullying.

O cyberbullying refere-se a um crime e assédio, perseguição e agressão, que são comportamentos reiterados e que são levados a cabo com recurso às tecnologias de informação e comunicação, cujo objetivo é magoar/lesar a vítima.

Meios utilizados no Cyberbullying:

·        Bullying através de mensagens de texto

·        Bullying por imagens/videoclip através de câmaras de telemóveis

·        Bullying por chamada telefónica através de telemóvel

·        Bullying por e-mail

·        Bullying em salas de chat

·        Bullying através de mensagens instantânea

·        Bullying através de websites

·        Bullying através de sites em redes sociais

As oito principais formas de cyberbullying são:

 1. Flaming – Diz respeito a discussões realizadas através de mensagens eletrónicas cuja linguagem é vulgar
e são perpetradas com sentimentos de raiva (Willard, 2005). Este tipo de comentários somente pretendem lesar a pessoa social e psicologicamente, bem como exercer autoridade sobre ela. Esta forma de cyberbullying geralmente
ocorre nos espaços de discussão online, nos fóruns, e nas secções de  comentários de notícias (Hinduja & Patchin, 2015).

 2. assédio – Envio repetido de mensagens insultuosas e desagradáveis (Willard, 2005).

3. difamação– Difamar alguém no ciberespaço através do envio ou da publicação de rumores sobre essa pessoa cujo intuito é lesar a sua reputação (Willard, 2005

4.representação – Fazer passar-se por outra pessoa e enviar ou publicar material de forma a prejudicá-la (colocar a pessoa em problemas, em perigo ou lesar a sua reputação) (Hinduja & Patchin, 2015;Willard, 2005).

5. Outing – Divulgação online de segredos, de informação constrangedora ou de imagens (Willard, 2005).

6. Trickery – Falar com alguém online no sentido de obter pessoal e depois divulgá-la (Willard, 2005).

7.exclusão– Excluir alguém de um grupo online de forma intencional e cruel (Willard, 2005).

8. Cyberstalking – Assédio repetido e intenso de forma a denegrir e a provocar medo na vítima (Willard, 2005).

Como Podemos Prevenir Situações de Cyberbullying?

Falar sobre o que é o Cyberbullying ,sobre consequências negativas , sobre a vida online. Encorajar a partilhar
consigo qualquer situação que não o faça sentir confortável.

  • Alertar para os perigos da utilização das plataformas digitais, mostrando exemplos reais desses perigos.
  • Ensinar a nunca colocar informação pessoal online. A não falar sobre a sua vida online. Dar o exemplo.
  • Monitorizar a utilização das plataformas digitais. As crianças e os adolescentes têm direito à sua privacidade, mas protege-los é uma obrigação dos Pais.
  • Permitir o acesso às plataformas digitais apenas em locais comuns (evitar, por exemplo, a utilização no quarto).
  • Conhecer as passwords de acesso às redes sociais.

Quais São os Sinais de Cyberbullying a que Devemos Estar Atentos?

Às vezes é fácil identificar e reconhecer o cyberbullying. Por exemplo, quando o nosso filho nos mostra uma mensagem ou post cruel. Outros actos são menos óbvios. Por exemplo, criar um perfil falso nas redes sociais e fazer-se passar por outra pessoa ou postar informação pessoa, fotos e vídeos para envergonhar e humilhar outra pessoa.

A maior parte das crianças e adolescentes vítimas de cyberbullying não denunciam a situação a um adulto, por se sentirem envergonhadas ou por medo de que os seus privilégios de utilização das plataformas digitais sejam retirados.

Alguns sinais de cyberbullying podem incluir:

  • Mostrar-se aborrecido ou perturbado durante ou após a utilização do telemóvel/computador/tablet;
  • Fazer da sua vida digital um segredo ou tentar protegê-la a todo o custo;
  • Isolar-se e evitar a família, os amigos, as actividades habituais;
  • Recusar ir à escola ou participar em situações de grupo;
  • Diminuição do desempenho escolar;
  • Mostrar-se zangado e descontrolado em casa;
  • Mudanças de humor, comportamento, sono ou apetite;
  • Parar de usar o telemóvel/computador/tablet;
  • Mostrar-se nervoso e ansioso sempre que surge uma nova mensagem;
  • Evitar discussões sobre o uso do telemóvel/computador/tablet.

Fonte ; : Cyberbullying: Caracterização do fenómeno em Portugal,  Tese de Mestrado; Montalvão, Nuno Manuel Martins ; Universidade do Minho 2015; http://hdl.handle.net/1822/40722

Entrou para o CNE em 1992 para o agrupamento 212 São Pedro onde permaneceu até ser candidato a dirigente. Em 2013 torna-se dirigente da 2 secção dos Escuteiros de Santo Afonso do Letzebuerger Guiden & Scout. Actualmente faz parte da FNA

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