Este meio de comunicação artesanal pode ser um excelente workshop para fazer com lobitos ou avezinhas durante o JOTA ou quem sabe para te divertires à noite durante um acampamento. Vais ver que funciona surpreendentemente bem! Experimentra fazer um jogo de comunicação através de uma cortina onde sem se verem tentam comunicar e descobrir quem está a falar.
Este projecto vai ao encontro com as provas para as especialiadades Radioamadora para Avezinhas na AGP e Radioescuteiro para Lobitos no CNE.
Material:
- Duas latas de conservas vazias. (em alternativa pode-se usar copos de iogurte ou de papel)
- Fio de Pesca
- Uma Lima
- Um prego
- Um martelo
1º Retira a tampa de um dos lados das duas latas de conserva e lima cuidadosamente as arestas afiadas.
2º Com um prego e um martelo faz um pequeno furo no fundo de cada lata. O furo deverá ter o tamanho suficiente para passar o fio de pesca.
3º introduz as extremidades do fio de pesca com 20 metros de comprimento nos buracos e dá-lhes um nó de modo a que a linha já não fuja das latas.
4º Vai para longe do teu amigo e estiquem bem a linha. Um fala normalmente para o interior da lata enquanto o outro escuta.
Diz a lei da fisica que as ondas sonoras da tua voz põem o fundo da lata a vibrar, sendo essas vibrações transmitidas pelo fio até ao fundo da segunda lata, que por sua vez também é posto a vibrar. O funcionamento é idêntico ao dos microfones e altifalantes, mas neste caso a transmissão dos sinais é feita por corrente eléctrica.
Cuidado para não te cortares nas arestas afiadas das latas. Para construíres os teus telefones pede a ajuda de um adulto.
O Caderno de Caça nasceu da vontade de dois escuteiros (Panda Gigante e a Koala Espacial) que sempre tiveram vontade de aprender mais e de partilhar esse conhecimento com todos os que estavam à sua volta. Através de fichas educativas, terás a possibilidade de aprofundar conhecimentos numa panóplia de áreas dedicadas essencialmente à vida ao ar livre.
Responder