Estação de Rádio Amador de Emergência

Aqui temos um exemplo de como montar uma estação de emergência numa situação de catástrofe e sem eletricidade. Podes aplicar esta ideia num Jota montando uma estação exterior. Atenção que apenas Radioamadores licenciados podem operar os respectivos rádios.

Material necessário:

  • Um rádio banda amador
  • Uma bateria de chumbo
  • Um painel solar
  • Um multímetro
  • Alguns metros de cabo coaxial
  • Uma ficha para cabo coaxial
  • Dois cabos de fio eléctrico
  • Sisal

1º Monta a estação conforme a imagem em baixo. Liga o painel solar à bateria e de seguida liga o multímetro à bateria para controlar o carregamento da mesma, e não a deixes sobrecarregar. Por fim liga também o rádio à bateria.

2º Agora vamos preparar a antena (Dipólo). Liga a ficha numa das pontas do cabo coaxial. Na outra ponta descarna o cabo e prende um dos fios à malha e o outro ao condutor central. Cada fio de eletricidade deve medir 19.205m de comprimento. (* ver caixa de texto azul em baixo, como determinar o tamanho da antena)

3º Estica os fios da antena entre varas, árvores ou edifícios, liga a ficha ao rádio e começa a comunicar.

* Como calcular o tamanho da antena:
Vamos usar uma das frequências usadas durante o Jota (3.740 MHz):

Lambda = Velocidade da luz / frequência
300 000 / 3 710 = 80,86

Tamanho da antena = 1/2 x lambda x 0.9
1/2 x 80.86 x 0.95 = 38,41

38,41 / 2 = 19,205m

AVISO: Não deixes o painel solar ligado à bateria com o rádio desligado. Se for um dia com muito sol, a bateria pode sobrecarregar e avariar. Não deixes a tensão subir a cima de 14,5V

O Caderno de Caça nasceu da vontade de dois escuteiros (Panda Gigante e a Koala Espacial) que sempre tiveram vontade de aprender mais e de partilhar esse conhecimento com todos os que estavam à sua volta. Através de fichas educativas, terás a possibilidade de aprofundar conhecimentos numa panóplia de áreas dedicadas essencialmente à vida ao ar livre.

Etiquetas:  , ,

Responder

Pode usar estes tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>