Dicas para uma Internet Segura

Sabes que hoje em dia a segurança digital é coisa séria?

Apesar da internet facilitar a pesquisa de informação, a compra de produtos e a comunicação com o mundo inteiro, os seus perigos são muitos e podem afetar não só os dispositivos, como também a tua vida pessoal.

Por isso é mesmo importante ter atenção aos sites a que acedes e às amizades que estabeleces online.

É importante atualizar frequentemente o teu software de forma completa. Deves também ler, aprender e praticar hábitos de segurança na Internet e usar sempre uma firewall adicionalmente ao antivírus. Para garantir a integridade do PC e da tua informação pessoal, deves criar uma conta de utilizador separada, com direitos de acesso limitados. E sempre que ligares um dispositivo de armazenamento de dados externos ao computador, deves tornar um hábito fazer correr o antivírus nesse dispositivo.

Lembramos que há princípios gerais de segurança que deves ter sempre em atenção quando utilizas a Internet.

Mantém os teus pais informados

Tudo isto é também um desafio novo para os teus pais por isso é importante que possas comunicar com eles caso te sintas vítima de alguma agressão virtual.

Conhece os teus direitos online

Entre esses direitos estão a possibilidade de acesso à Internet, o direito à informação verdadeira e o direito a tomar decisões livremente com base nessa informação. Para além destes, tens ainda o direito de criares associações e grupos online e veres sempre a tua privacidade protegida. Lembra-te ainda que tens o direito à educação, ao entretenimento online e a ser protegido caso alguém te queira fazer mal.

Assegura a tua privacidade

É importante que assegures a tua privacidade online e não dês dados sobre ti que possam ser usados por alguém que não tem boas intenções. Nunca divulgues a tua morada, telefone e número de documentos a desconhecidos pois não sabes que tipo de utilização poderão fazer deles. Lembra-te que uma grande exposição online da tua vida e dos teus hábitos nas redes sociais pode tornar-te mais vulnerável nos contactos
diários offline.

Se tiveres uma conta bancária, tem muito cuidado quando acederes online e atenção se usares cartão de crédito em compras

Verifica se o endereço do site pertence mesmo ao serviço bancário e segue todas as normas de segurança recomendadas pelo banco e evita aceder a este tipo de serviços em computadores ou redes de wi-fi públicas. Faz compras online apenas em sites de confiança pois assim os riscos de algo correr mal são menores. Caso estejas interessado num produto vendido num site desconhecido, faz uma pesquisa para descobrir qual o feedback que outros clientes deram sobre esse serviço e verifica as medidas de segurança do site, como o certificado de privacidade de dados.

Comprova a veracidade dos factos

Com certeza que já ouviste falar de fake news e de desinformação. De facto, por diversas razões, o mundo online está cheio de notícias, dados e factos que aparecem como corretos e verdadeiros mas não o são. Lembra-te que deves aceder a fontes fiáveis de informação e, sempre que isso não for possível, encontrar uma forma de
comprovar se é mesmo verdade.

Sê gentil e empático online

Ser gentil não é algo que deve acontecer apenas online, mas em todas as esferas da tua vida. Passa por pensares bem antes de agires e perceberes se os teus comportamentos ou palavras poderão magoar o outro. Por vezes, na correria do digital podes deixar-te levar pelo calor do momento ou por fenómenos de grupo. Lembra-te de agires de acordo com aquilo que acreditas ser correto. Para um comportamento gentil online:

  • Não uses Caps Lock enquanto escreves um post, porque significa que estás a gritar e podes ser mal interpretado;
  • Partilha com moderação e não tudo de forma desenfreada. Será que as pessoas querem ver todas as atualizações de um determinado site que achas interessante?;
  • Não marques todos os amigos, mas apenas aqueles que estavam presentes e respeita sempre a sua vontade;
  • Não abuses das aplicações do tipo “Jogos” nas redes sociais. Apesar de serem divertidas, tem atenção! Muitas recolhem os teus dados pessoais;
  • Sê critico quando interages com perfis desconhecidos nas redes sociais. Nem sempre são o que aparentam ser.

Não instales programas pirateados no teu computador e tem atenção ao download de ficheiros

Os programas pirateados não respeitam os direitos de autor e oferecem diversos riscos. Lembra-te que, juntamente com os programas, podem vir também vírus. Para evitares problemas, faz apenas o download de ficheiros em sites confiáveis, com remetentes conhecidos ou plataformas seguras.

Evita os anúncios duvidosos

Estes são os grandes responsáveis por diversos problemas como vírus e perda de segurança na Internet. Sabes aqueles pop-ups ou banners que aparecem no teu ecrã, tanto no computador como no telemóvel, quando navegas num site ou aplicação? Ignora-os.

Tem cuidado com emails falsos

Os emails falsos podem parecer reais. Confirma sempre a autenticidade dos emails com informação a respeito de um determinado serviço, mensagens relativas a prémios ou links. Estes emails, para além de poderem conter vírus, podem conduzir-te a páginas falsas, onde sejam pedidas passwords ou dados de pagamento. A partir deste mecanismo, os hackers podem conseguir ter acesso às tuas informações pessoais.

Protege-te dos trolls

Na gíria da Internet, um troll é um utilizador responsável por começar conflitos ou perturbar os outros. Na maioria dos casos isto é feito apenas por diversão. Alguns utilizadores podem caracterizar um post como trollagem, enquanto outros podem considerá-lo como uma contribuição legítima para a discussão, mesmo que seja controversa. De qualquer forma deves sempre proteger-te e não responder.

Estabelece limites

Como em qualquer esfera da tua vida, é importante saberes estabelecer limites, barreiras que os outros não podem ultrapassar. Limites são princípios que podes e deves estabelecer para te manteres seguro e confortável a nível emocional e físico. Na prática criar limites passa por comportamentos simples como:

  • Não complicar: com muita frequência, achamos que precisamos de um álibi ou de nos explicar demais como se estivéssemos contra a parede, quando o mais eficaz será dizer simplesmente: “Não posso” ou “Não quero”
  • Sugerir alternativas ou dizer: “Não me sinto Confortável com isto, mas aquilo tudo bem”
  • Usar o humor: é um óptima forma de dar a volta a uma situação desconfortável
  • Dizer diretamente o que pensas: “Ah, isso é muito pessoal para eu responder.”

Tem cuidado com os encontros

Existem algumas dicas importantes que deves ter em conta para ter um primeiro encontro seguro com alguém que conheceste na Internet.

  • Anota as informações que tens sobre o outro e volta a perguntar para perceberes se existem contradições;
  • Usa a pesquisa de imagens do Google para verificares as fotos que trocaram;
  • Compara as informações em diferentes redes sociais, para veres se batem certo;
  • Não passes informações sobre a tua rotina ou os teus bens materiais;
  • Se o encontro acontecer, escolhe um lugar movimentado e bem localizado, numa zona central da tua cidade;
  • Vai por conta própria ao encontro, sem precisares de boleia. Assim, tens a liberdade para regressares quando quiseres.

Equilibra o tempo online e offline

Isto significa que te desconectas do mundo online para aproveitares melhor a vida offline. Porque a tecnologia aproxima, mas também divide, importa investir nas relações ao vivo e a cores, aproveitando esse tempo. Podes optar por ações simples como:

  • Determina uma hora limite para manteres o telemóvel ligado à noite;
  • Quando estiveres com pessoas importantes para ti, coloca o telemóvel em modo avião;
  • Evita comer enquanto olhas para o telemóvel ou computador e usa esse tempo para conversar com outras pessoas ou refletir sobre algum assunto;
  • Bloqueia as notificações de redes sociais que não são importantes para a tua rotina diária e silencia as notificações dos grupos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp;
  • Não precisas de responder a tudo na hora e sempre que puderes, tenta falar diretamente com as pessoas. Mensagens de texto são práticas, mas às vezes são muito impessoais. Liga e marca encontros depois das aulas;
  • Sempre que puderes, aproveita para estar na natureza. Se fores a um parque ou dar uma volta com amigos evita levar o telemóvel ou usa-o apenas para tirarem fotos.

Encontra ajuda com a Linha Internet Segura

Sabes em que situações o serviço Linha Internet Segura te pode ser útil?

A Linha Internet Segura é um serviço gratuito do Centro Internet Segura que tem como missão prestar atendimento telefónico a todos os que tenham questões sobre o uso de plataformas e tecnologias online.

Alguns exemplos de casos recebidos por esta linha dinamizada pela APAV, dizem respeito a casos de cyberbullying, burlas (comerciais ou pessoais), divulgação não consensual de imagens e difamações ou injúrias online. Outros casos cuja incidência tem vindo a aumentar dizem respeito a sextortion ou revenge porn.

A Linha Internet Segura está disponível das 9h00 às 21h00, de forma gratuita, através do número 800 21 90 90 ou do email linhainternetsegura@apav.pt

Para além do atendimento confidencial e anónimo prestado através deste canal, o site do Centro Internet Segura disponibiliza um formulário de denúncia anónima de material de abuso sexual de menores, discurso de ódio ou incitamento à violência, racismo e/ou xenofobia.

Para mais informações, clica aqui

A Linha Internet Segura envolve serviços de esclarecimento e apoioa qualquer cidadão e envolve uma abordagem integrada.

As pessoas que ligam para a Linha podem obter apoio específico para a resolução das situações em que estão envolvidas

Texto retirado do GUIA PARA UMA INTERNET SEGURA do Centro Internet Segura - www.internetsegura.pt
Etiquetas:  , ,

Responder

Pode usar estes tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>