Componentes Eletrónicos

Existem vários tipos de componentes, como as resistências, os condensadores, os indutores, os díodos, os transístores e os circuitos integrados. Antes de montares um circuito, é necessário que reconheças as peças para que as coloques nos sítios corretos.

Alguns componentes, como por exemplo os díodos, transístores e circuitos integrados, que têm impresso um código (por exemplo:BC337 ou 74HC595) que indica o modelo que deve coincidir com o assinalado na lista de componentes de um circuito que esteja a ser montado.

Segue uma tabela com alguns componentes, o desenho esquemático que podes encontrar em circuitos electrónicos, a foto do componente e uma breve explicação do mesmo.

Componente
Desenho Esquemático
Foto
Funcionamento
Resistências
São componentes usados para dificultar a passagem da corrente eléctrica e diminuir a tensão em vários pontos de um circuito electrónico.
Condensadores
São componentes usados em electrónica como reservatórios de cargas eléctricas. São formados por duas placas condutoras separadas por um isolante chamado “dieléctrico“. É o dieléctrico que dá nome ao condensador. Por exemplo se o condensador é de cerâmica, na verdade é o dieléctrico que é de cerâmica.
Condensadores Variáveis
É um tipo especial cuja capacitância em pF pode ser alterada ao girarmos um eixo. Este eixo movimenta várias placas móveis encaixando-as em outras placas (fixas)
Transístores bipolares
É o principal componente da electrónica, sendo o sucessor da válvula electrónica. É um componente formado por três cristais de silício, sendo dois N e um P ou dois P e um N.
Transístores de efeito de campo – FET
FET, acrónimo inglês de Field-Effect Transistor, que funciona sobre a base de princípio de repulsão ou atracção de cargas devido á superposição de um campo eléctrico. Os transístores de efeito de campo funcionam de forma mais eficaz que os bipolares, já que é possível controlar um sinal grande com uma quantidade de energia muito pequena. A designação da sua pinagem é G (gate), D (dreno) e S (source).
Díodos
É um componente formado por dois cristais semicondutores de silício ou germânio. Durante a fabricação, os semicondutores recebem a mistura de outras substâncias, formando assim um cristal P e um outro N. O terminal P recebe o nome de ânodo e o N recebe o nome de cátodo.
Alimentação

Não é um componente mas é umas das partes
fundamentais para um circuito funcionar é a fonte de alimentação ou bateria.

Fusíveis
É um pedaço de fio geralmente de cobre ou estanho que queima ou “funde” quando a corrente ultrapassa um determinado valor. São usados nos circuitos como elementos de protecção. Em electrónica existem vários tipos de fusíveis, todos porém com a mesma finalidade.
Interruptor
O interruptor tem dois estados: ligado e desligado. Idealmente um interruptor oferece uma impedância zero a uma corrente, quando está desligado e oferece uma impedância infinita quando aberto. Os interruptores mecânicos que operam com contactos movíveis juntos e afastados, são classificados pelo número de ligações que podem fazer ou quebrar de uma vez e pelo número de posições fechadas em que podem ser colocados.   
Lâmpadas
São usadas nos circuitos como sinalizadores visuais e as suas principais características são a potência e tensão de alimentação ex: 12V / 5W.
LDR
Também chamado de célula foto-condutiva, ou ainda de foto-resistência, o LDR é um dispositivo semicondutor de dois terminais, cuja resistência varia linearmente com a intensidade de luz incidente, obedecendo à equação R=C.L.a , onde L é a luminosidade em Lux e C e a são constantes dependentes do processo de fabricação e material utilizado.
Alto-Falantes
Servem para reproduzir sons e podem ter diversas potências e impedancias (normalmente 4 ou 8 ohm).
Led
LED (ou díodo emissor de luz) é um díodo especial feito de arseniato de gálio que acende quando polarizado no sentido directo. É usado nos circuitos como sinalizadores visuais.
Relé
É um tipo de chave formada por lâminas (duas ou mais) accionadas pelo campo magnético de uma bobina próxima. São usados para ligar ou desligar circuitos de potência mais alta a partir de uma tensão e corrente baixa.
Circuito Integrado – IC
O Circuito Integrado (ou CI) é um circuito electrónico (ou vários circuitos) dentro de uma única pastilha de silício. É o principal responsável pela miniaturização dos circuitos electrónicos. Dentro de um CI tem normalmente transístores, díodos e resistências ou até outros componentes como filtros de cerâmica.
Potenciómetro
São resistências cuja a própria resistência pode ser alterada ao girarmos ou deslizarmos um eixo. Trimmers são potenciómetros miniaturas ajustados através de uma fenda no seu corpo. Os trimmers são ajustados apenas uma vez ou outra e por isto ficam dentro dos aparelhos, não sendo acessíveis aos usuários.
Bobines
Tanto a bobina quanto o transformador são componentes formados basicamente por fios enrolados em espiras. A bobina tem apenas um enrolamento, enquanto o transformador possui dois ou mais enrolamentos.
Transformador
Tanto a bobina quanto o transformador são componentes formados basicamente por fios enrolados em espiras. A bobina tem apenas um enrolamento, enquanto o transformador possui dois ou mais enrolamentos.

Ingressou nos escuteiros aos 14 anos e facilmente se adaptou a todos os desafios propostos. A conjugação da sua curiosidade por electónica e novas tecnologias, levaram a que seguisse um percurso escolar nessas áreas e se envolvesse em vários projectos dentro e fora do CNE.

Etiquetas:  

Responder

Pode usar estes tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>