Hardware Informático

No JOTI pode ser uma boa ideia mostrar o que tem dentro de um computador, apresentar as entranhas destas maravilhosas máquinas e até ensinar a desmontar e limpar o computador. A limpeza de um computador deve ser feita anualmente para prevenir avarias e tornar o computador mais rápido. Pois é, o computador sujo pode se tornar lento, isto porque o pó acumulado nas zonas de ventilação impede que o computador respire e faz com que o processador perca desempenho, ou pior, que o computador desligue sem aviso prévio. Ninguém quer um computador quente, o calor aumenta a probabilidade de mau funcionamento, falhas e reduz a longevidade.

Aproveita então este pequeno manual sobre Hardware para poderes dar um workshop durante o JOTI.

Hardware é o termo usado para designar os componentes, circuitos, e componentes eletrónicos no geral. É um termo muito utilizado em informática, para definir as peças do computador. No caso da informática em geral, os processadores e a memória ram são os componentes de hardware mais conhecidos. O processador utiliza um sistema binário para processar as informações.

O sistema Binário é um sistema onde toda a informação é convertida em números constituídos pelos dígitos zero e um. Os componentes de Hardware no computador estão sempre ligados entre si através da placa mãe (motherboard) e cada um tem uma função específica que, juntos, tornam a computação possível. O mesmo acontece com outros componentes de Hardware, como telemóveis, televisões, etc.

Existem dois tipos de hardware no computador: Os internos e os externos (periféricos).

Internos

  • Placa mãe: A placa-mãe, também conhecida por “motherboard“, é o componente principal do computador, ou hardware, pois é aquela onde se conecta e interliga todos os componentes do computador (memória RAM, disco rígido, placa gráfica, entre outros) e é onde estão todos os conectores que vão permitir ligar o rato, teclado e impressoras, entre outros.
  • Processador: O processador, também conhecido por “CPU” (que em português significa “Unidade central de processamento”), é onde se realizam as instruções de um programa de computador e pode ser comparado ao cérebro do homem. É também ali que são executados todos os pedidos de tarefas, organizados e enviados para os respetivos componentes.
  • Memória RAM: As memórias RAM, do inglês “Random Access Memory” que significa “Memória de acesso aleatório”, são memórias voláteis, ou seja temporárias, que permitem o processador armazenar os ficheiros (arquivos) e programas para serem processados. Quando o computador é reiniciado, todos os dados que estavam na memória RAM são apagados. A velocidade da memória RAM tem a ver com a velocidade com que são processados os ficheiros (arquivos) e os programas. A capacidade define o tamanho máximo da memória e é medida em Bytes.
  • Memória ROM: Do inglês “Read-Only Memory“, estas memórias são apenas de leitura, ou seja, as informações são gravadas apenas em uma única vez e ficam lá para sempre.
    No interior da placa-mãe, encontra-se a memória ROM onde é gravada a BIOS, que irá permitir a inicialização do Sistema Operativo.
    Também existem outros exemplos de memória ROM, como os CD-ROM e DVD-ROM.
  • Chipset: O Chipset é um dos componentes lógicos da placa-mãe que permite controlar outros componentes e periféricos. Divide-se em duas pontes: a norte (northbridge, controlador de memória, alta velocidade) e a sul (southbridge, controlador de periféricos, baixa velocidade).
    A “ponte norte” do chipset é a responsável pela comunicação do processador com as memórias, e a “ponte sul” faz a comunicação com os controladores de HDs ou discos rígidos, portas USB entre outros.
  • Fonte de alimentação: A fonte de alimentação, também conhecida por power, fornece a energia da corrente elétrica para a placa-mãe e também todos os outros componentes internos ou externos do computador.
  • Pilha/Bateria: Faz a alimentação do circuito CMOS para que alimente a data (dia, ano e mês) e hora da placa-mãe e/ou outras alterações da BIOS.
    A bateria é de Lítio e faz com que o relógio da placa-mãe não pare de funcionar quando o computador estiver desligado.
  • Disco rígido: Disco rígido, ou popularmente chamado de HD (do inglês Hard Disk Drive), é o hardware ou componente do computador onde são gravados e armazenados os dados. Trata-se de uma memória não-volátil, pois quando o computador for desligado, as informações não serão perdidas, tal como acontece com as memórias RAM.
    Atualmente, existem também os SSD (Solid-State Drive) que são a nova “geração” de discos rígidos. Estes dispositivos utilizam memória flash semelhante às dos cartões de memória e pendrives, o que os tornam muito mais rápidos do que os discos rígidos. Esta nova tecnologia, embora ainda muito cara, tem a tendência de vir aos poucos a substituir o disco rígido
    O disco rígido armazena dados de forma permanentemente (não são apagados ao desligar o computador)
  • Placa Gráfica: A placa gráfica, também chamada de placa de vídeo, é o hardware ou componente do computador que vai enviar as imagem para o ecrã (tela), de maneira a que sejam apresentadas as imagens para o utilizador.
    A placa gráfica poderá vir incorporada na placa-mãe, se assim for o caso, ela não possuirá memória dedicada sendo partilhada com outros recursos, daí chamar-se memória (com)partilhada.

Externos / Periféricos

  • Monitor: o monitor gera a imagem transmitida pela placa de vídeo.
  • Pendrive: É um dispositivo de armazenamento de dados portátil, pode ser ligado em qualquer computador com porta USB.
  • Teclado: serve para o utilizador escrever as informações;
  • Etc.: rato, impressora, scanner, webcam, microfone…

Com o avanço atual dos componentes eletrónicos, cada vez mais os computadores ficam rápidos, e também cada vez mais caros. Componentes novos são lançados todos os dias, e os softwares muitas vezes não conseguem acompanhar, utilizando todos os recursos que o hardware oferece (por exemplo, muitos processadores atuais possuem vários “núcleos”, mas muitos softwares não estão preparados para utilizarem essa tecnologia, então acabam por usar apenas um “núcleo” de cada vez).

Este rápido desenvolvimento da tecnologia, torna obsoletos cada vez mais rapidamente os componentes antigos. Isto prejudica e muito o meio ambiente. Os componentes antigos não são descartados corretamente, e são fabricados com materiais prejudiciais para a natureza. Como membros activos da sociedade, como esc@teiros e guias devemos ter em atenção em aproveitar ao máximo os recursos informáticos disponibilizados nos nossos grupos e quando estes deixam de funcionar descarta-los apenas em ecocentros.

Ingressou nos escuteiros aos 14 anos e facilmente se adaptou a todos os desafios propostos. A conjugação da sua curiosidade por electónica e novas tecnologias, levaram a que seguisse um percurso escolar nessas áreas e se envolvesse em vários projectos dentro e fora do CNE.

Etiquetas:  ,

Responder

Pode usar estes tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>