Linguagem de programação em Blocos

Um workshop de programação pode ser uma das atividades paralelas que se pode fazer durante o JOTI. Explicando o funcionamento básico da programação em blocos, podemos pedir para fazerem um pequeno programa que nos faça o cálculo de uma multiplicação em que nos peça os valores de entrada para fazer o cálculo. Exemplo no final do artigo.

Este pode ser um workshop interessante para se fazer mesmo com lobitos/avezinhas por ser uma linguagem de programação muito simples e de compreender pelos mais novos. Idade recomendada a partir dos 8 anos.

Os benefícios da programação são o aumento do raciocínio lógico, a literacia digital, a criatividade, autoconfiança, literacia numérica, a curiosidade, a capacidade de resolução de problemas e a persistência, entre muitos outros.

O que é uma linguagem de programação baseada em blocos?

Resumidamente uma linguagem de programação baseada em blocos funciona como um puzzle, no qual cada peça é um comando e quando montamos uma sequência de peças conseguimos escrever um programa.

Exemplos:

  • Scratch (Scratch é a maior comunidade de programação infantil do mundo e uma linguagem de programação com uma interface visual simples que permite que os jovens criem histórias, jogos e animações digitais. Scratch é projetado, desenvolvido e moderado pela Fundação Scratch, uma organização sem fins lucrativos.) Disponível em Português;
  • Blockly (Blockly Games é uma série de jogos educacionais que ensinam programação. Foi projetado para crianças que não tiveram experiência anterior com programação de computadores. No final desses jogos, os jogadores estão prontos para usar as linguagens convencionais baseadas em texto.) Apenas em Inglês;
  • MIT APP Inventor 2 (O MIT App Inventor é um ambiente de programação visual intuitivo que permite a todos – até crianças – criar aplicativos totalmente funcionais para smartphones e tablets Android e iOS. Aqueles que são novos no MIT App Inventor podem ter o seu primeiro programa simples instalado e a funcionar em menos de 30 minutos.) Apenas em Inglês;

O que é o Scratch?

O Scratch é uma linguagem de programação visual baseada em blocos, desenvolvido pelo grupo Lifelong Kindergarten no Media Lab do MIT com o intuito de ensinar lógica de programação para crianças e adolescentes de 8 a 16 anos de idade. O Scratch é usado em mais de 150 países e está disponível em mais de 40 idiomas e é totalmente gratuito.

Quem pode usar o Scratch?

Por ser uma linguagem intuitiva e que se aprende facilmente, qualquer pessoa mesmo sem nenhum conhecimento é capaz de programar com o Scratch. Crianças a partir de muito cedo conseguem usar a programação em blocos para começar a programar. Também é utilizado por professores em escolas para introdução de lógica de programação.

O que é possível fazer com o Scratch?

Com o Scratch, é possível criar jogos com personagens a moverem-se, com vozes, inserir música etc. Tudo é possível basta um pouco de imaginação e trabalho.

Exemplo de um código básico:

Este exemplo mostra a programação em scratch de um cálculo de uma multiplicação.

Ingressou nos escuteiros aos 14 anos e facilmente se adaptou a todos os desafios propostos. A conjugação da sua curiosidade por electónica e novas tecnologias, levaram a que seguisse um percurso escolar nessas áreas e se envolvesse em vários projectos dentro e fora do CNE.

Etiquetas:  ,

Responder

Pode usar estes tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>