Quero fazer o exame de amador

A primeira categoria a que te podes candidatar é a 3, pelo que a informação deste artigo é válida para a realização do exame dessa categoria.

Tal como já foi dito nos artigos anteriores, para seres radioamador(a) terás que realizar um exame na ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações), sobre diversos temas que incluem perguntas sobre a legislação aplicável, procedimentos e algumas matérias técnicas (podes consultar a lista das matérias de exame aqui).

No site da ANACOM tens alguma informação importante na secção “Serviços de amador e de amador por satélite“.

Agora que já tens uma ideia do que tens de saber, é altura de começares a estudar a matéria. Para encontrares a matéria que necessitas para exame, sugerimos:

  • Pesquisa na Internet – recomendamos o site “Radioamador online“, que tem uma secção dedicada à matéria de exame da Cat. 3
  • Vai estando atento(a) à nossa secção “Ser Radioamador”, pois iremos partilhando artigos importantes que te ajudarão a preparar para o exame
  • As Associações de Radioamadores por vezes organizam cursos de preparação para exame

Em paralelo com o estudo da matéria, é importante praticares, tentando responder a perguntas como as que podem sair no exame. Aqui estão algumas perguntas para praticares:

Depois, para te candidatares ao exame segue os seguintes passos:

  1. Cria uma conta no site da ANACOM (aqui)
  2. Preenche o formulário para pedires o agendamento do exame:
    • A partir da área de utilizador, seleciona “Serviços de amador e de amador por satélite”
    • “Outros – Exame de aptidão de amador”
    • Preenche o formulário com os teus dados, escolhe 2 datas que te sejam favoráveis e depois é só submeter

Boa sorte!

272 Sobral de Monte Agraço - Corpo Nacional de Escutas

Escuteiro desde os 12 anos, foi no JOTA que descobriu a paixão pelas comunicações, em especial via rádio, participando nesta atividade desde então. Para além do radioamadorismo e da tecnologia, interessa-se pela proteção civil, pelo ténis e é um apaixonado pela náutica, em especial pela vela.

Responder

Pode usar estes tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>