A resistência elétrica ou simplesmente resistência, é o componente mais elementar e mais comum na eletrónica e tem muitas aplicações em eletrotecnia.
Grande parte dos aparelhos e eletrodomésticos não são mais que aplicações de resistências. Os aquecedores elétricos de resistências são constituídos por um fio eléctrico de nicromo que aquece quando é percorrido por corrente eléctrica. Aqui a resistência é o fio.
Nos circuitos eletrónicos, as resistências mais vulgares são as de carvão e as metálicas, embora existam outras.
As resistências são um componente muito pequeno, com cerca de 1 a 2 cm.
O valor das resistências mede-se em Ohm’s. Na tabela seguinte é apresentado o código de cores que permite saber qual é o valor de cada resistência.
Por exemplo, a primeira resistência, tem 4 cores. As duas primeiras cores: Amarelo (4) e Violeta (7) formam o número 47. A terceira cor, Vermelho (2), corresponde ao expoente da potência de dez: 10 ; A quarta cor, ouro (5%), indica a tolerância.
Ingressou nos escuteiros aos 14 anos e facilmente se adaptou a todos os desafios propostos. A conjugação da sua curiosidade por electónica e novas tecnologias, levaram a que seguisse um percurso escolar nessas áreas e se envolvesse em vários projectos dentro e fora do CNE.
Responder